23.3.04
 
Umas vinte coisas ligadas ao boxe que você deveria saber antes de tomar seu primeiro cruzado de esquerda...

(errou. tente aqui, agora)

Em 1743, quando Jack Broughton criou as primeiras regras organizadas a partir do London Prize, destacavam-se:

"Pinta-se um quadrilátero em superfície lisa, não maior que 8 metros quadrados. Tal medida faz-se necessária a fim de coibir as corridas à cata do adversário que sistematicamente vem acontecendo a certa altura do combate."

"O tempo que o pugilista pode ficar deitado passa a ser agora de 30 segundos, ficando os métodos de tentativa de reanimação restritos a chutes nas pernas, tapas e balde d'água."

"Nesse meio minuto o adversário caído é considerado intocável. Um lutador de joelhos, com as mãos juntas implorando misericórdia também é considerado adversário caído."

"Após esse tempo considera-se eliminado o lutador que não conseguir voltar para seu canto, com ou sem ajuda do auxiliar, vetando-se assim qualquer tipo de arrasto utilizado anteriormente."

"Se a luta for realmente importante os lutadores podem escolher, entre os presentes, dois árbitros."

+ Essas regras só sofreram sua primeira alteração em 1839, quando o ringue passou a ter exatamente 6 metros quadrados. O uso das luvas só se tornou obrigatório a partir de 1891, junto com uma série de outras regras que permanecem praticamente inalteradas até hoje.

+ Os golpes fundamentais:

(Com o juiz olhando)

* Direto: estique o braço da defesa diretamente nas fuçanhas do adversário. A força do golpe está ligada à impulsão das pernas.

* Swing: é aquele giro bem largo que o lutador faz com o braço, na altura do ombro, e que geralmente não acerta coisa alguma pois até o Woody Allen consegue antecipar esse golpe.

* Uppercut: todo indivíduo, antes de morrer, deveria ser agraciado com a realização de três coisas ao menos uma vez na vida: entrar num táxi e dizer "siga aquele carro"; mandar o gerente da sua conta à merda; desferir um Uppercut perfeito. Funciona assim: dobre um pouco os joelhos, incline ainda mais a cabeça e dê um pequeno gancho com o braço de ataque. Mire o baço, fígado, coração, plexo solar e, principalmente, o queixo do cidadão à sua frente - preferencialmente na Hora do Chamego.

* Hora do Chamego: é o clinch. Não sendo propriamente um golpe, trata-se daquele momento em que os dois pugilistas simplesmente não aguentam mais de cansaço e praticamente desmoronam em pé, abraçados. Serve para recuperar um ou dois segundos de fôlego antes do Corno acabar com a brincadeira.

* Corno: juiz.

* Cross ou Cruzado: gire o tronco bem rápido impulsionando o braço de ataque num semicírculo, não mais alto que a linha do ombro. É onde geralmente mais se toma contra-golpe, portanto não esqueça de manter a defesa erguida e as preces em dia.

* Jab: é um filhote do Direto. Bem rápido e de pouca potÊncia, serve principalmente para irritar o adversário levando-o a lhe chamar de filho da puta.

* Hook ou Gancho: filhote do Uppercut. A diferença é que ele é aplicado de uma distância um pouco maior, com mais impulsão e, consequentemente, mais potÊncia.

* Série: a soma de alguns ou de todos os golpes descritos acima de uma vez só.

* Nocaute: o resultado da soma de duas ou mais Séries em sequência.

(Com o juiz cochilando):

* Traulitada: se o gancho passar muito além do alvo original, mude a trajetória e acerte a nuca do fulano.

* Paulistinha: avance a perna de ataque e, sem querer, pisoteie a joanete do iluminado.

* Sem Mãe: imobilize o braço do oponente e, também em gancho, peque as costelas flutuantes do infeliz. Dói pra cacete.

Os Pesos em Categorias:

- Amadores: mosca (até 51kg), galo (até 54), pena (até 57), leve (até 60), meio-médio-ligeiro (até 63,5), meio-médio (até 75), meio-pesado (até 81) e pesado (acima de 81).

- Profissionais: mosca (50,152kg), galo (53,524), pena (57,152), leve (61,237), meio-médio-ligeiro (63,500), meio-médio (66,678), médio-ligeiro (69,853), médio (72,574), meio-pesado (79,378) e pesado (acima de 79,378kg).

- "Tô nem aí pra essa porra": a rigor, todos aqueles que excedem o máximo das duas categorias anteriores. As nomenclaturas aí variam de região para região, indo do "sem pescoço" em algumas, ao "meiguinho" em outras. Facilmente identificáveis em academias de várzeas, caracterizam-se pela inobservância e/ou ignorância dos limites de peso, fazendo uso geral do popular "fez sombra tô batendo" ou "misturadão".

Você sabia que...

... ao contrário do que se pensa, o ideal é manter a musculatura solta e relaxada no momento do golpe? E que os dedos da mão só se fecham completamente em formato de punho quando o soco atinge o alvo?

... o instante do nocaute é quase indolor?

... o protetor bocal tem um gosto horrível?

... na falta de vaselina, vai uma mistura de água com óleo de cozinha mesmo? (Eu sei, eu sei. Ficou meio estranho isso.)

... um adversário mais baixo tem mais chances contra um mais alto, pois seu centro de gravidade está mais perto do chão?

E é isso. Em nosso próximo encontro trataremos da maneira correta de um pugilista ser criado em cativeiro, do uso ou não do mau hálito em algumas modalidades e da real importância do treinamento próximo a pronto-socorros 24 horas. Até lá e stay tuned.
 

 


Faltam apenas para o seu mais espetacular acerto de contas contigo mesmo.
TRALHA ENCOSTADA NO CANTO:
março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 março 2007 


Powered by Blogger  Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Design by the Offman