30.8.04
 
Beggar's banquet

(errou. tente aqui, agora)

Me lembro como se tivesse realmente acontecido: imediatamente após baixar o copo na mesa, com o resto da cerveja ainda estalando na língua, meu amigo pergunta:


- Como assim, "não gosto de poesia"?

Me lembro também: suas sobrancelhas nesse momento estavam separadas por aquele amontoadinho de pele enrugada que só as grandes indignações são capazes de produzir. Diante disso, contemporizei:

- Nâo é bem isso. Acho que a expressão correta seria "não entendo poesia".

Já eram umas nove horas da noite e a profecia estava prestes a se tornar um fato. Aquela que determina que todo convite para "tomar uma cervejinha depois do expediente e botar a conversa em dia" irá se transformar num lento arrastar de ossos após os primeiros 120 minutos. Nunca falha. E as favas estavam ainda mais contadas tendo em vista que o indignado não me via há anos. E, como o amontoadinho de pele não desaparecia, emendei:

- Ou melhor: entendo sim. Mas só as "poesias de macho" do Planeta Diário. Lembra? "O que me importa se a chamam de burra?/ a gente não conversa:/ eu enfio, ela zurra". Ou aquela: "O que me importa sua cara chumbrega?/ ela fica de quatro/ eu lhe arrebento as...
- Tá, tá. Já entendi.

E ficou olhando o infinito através da prateleira de bebidas do Maneco's. Dali alguns minutos, um pouco depois do acerto da conta e já na calçada para o "pois é, precisamos nos ver mais" e o "me liga, você tem meu número", pensei em lhe dizer a verdade: sim, existem coisas do Lautreamont, Houédard, Pound, Borges e principalmente do Seiichi Niikumi que me agradam - o mesmo jamais ocorrendo com Baudelé e Rambô. Menos pelo fato de serem unanimidades (e detesto unanimidades) e mais porque aquela ladainha indulgente me irrita, mesmo. Mas, como minha intenção não era mais arrefecer coisa alguma, despedi-me e deixei-o a sós com seu desconforto.

Me lembrei disso, na verdade, depois que li a lista dos melhores filmes sci-fi de todos os tempos que o "The Guardian" divulgou - segundo consulta a 60 dos mais importantes cientistas do mundo. Mesmo porque uma grande verdade, para mim, são duas: toda poesia é um saco, salvo exceções quase inexistentes. E nenhum exemplar da melhor poesia já escrita chegará aos pés da ficção científica mais chula já desavergonhadamente impressa. Fodam-se o Grupo Noigrandes, Julio Campal, Enrique Uribe, Neruda e Ivo Vroom. Dêem-me meu K.Dick, meu Bradbury, meu Asimov e todos os escritores baratos da espécie mais rasteira de literatura. Uma transubstanciação de H.G. Wells e Fred Hoyle produziria um vinho Campo Largo, de tão bom.

Tá certo que senti falta do primeiro Jornada nas Estrelas nessa lista. Mesmo assim, meu paladar pouco refinado e muito estragado agradece.

 

 


Faltam apenas para o seu mais espetacular acerto de contas contigo mesmo.
TRALHA ENCOSTADA NO CANTO:
março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 março 2007 


Powered by Blogger  Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Design by the Offman