Motosserra indica
(errou. tente aqui, agora)
Pare ali, na esquina das ruas Estados Unidos com a Canadá - no Boa Vista - desça do carro e peça um cachorro quente.
Enfie as mãos nos bolsos, assobie, olhe em volta e observe um dos responsáveis no fabrico do repasto. Dê uma olhada no que estiver passando na televisãozinha pregada no alto de uma caixa, à direita. Aí baixe os olhos e veja o que está pendurado logo abaixo dela.
Sim. É isso mesmo, você não está enganado. O que está ali não é um alvará. E sim, sua dúvida é cabível: afinal, qual seria o tipo de alvará que autorizaria alguém a montar uma cabana no meio da calçada, certo? E não, aquilo ali também não é um certificado do Top of Mind.
O que está ali, emoldurado e protegido das intempéries há pelo menos nove meses é tão somente uma singela notificação oficial da Secretaria do Meio Ambiente.
Isso mesmo.
Alguém ficou puto com o barulho da televisãozinha ou da mastigação dos clientes e acionou os mecanismos repreendedores da prefeitura. Um fiscal apareceu por lá e tascou no bloquinho: "tomar providências imediatas com relação ao não cumprimento da lei do silêncio (barulho de televisão e som alto de carros estacionados)". O fulano autuado não teve a menor dúvida: pegou a notificação, enfiou-a dentro de um quadro e pendurou-a ali, para apreciação dos clientes. Em 14 de janeiro desse ano.
Desde então ninguém pode reclamar que pelo menos uma providência deixou de ser tomada: a de deixar bem claro o quanto uma falta de informação pode ser ironicamente bem aproveitada.