25.10.04
 
Serviço Motosserra de Considerações Tardias - prot. 01/2004

(errou. tente aqui, agora)

É do meu interesse assistir Exorcist - The Beginning tão logo sua estréia aconteça. Porém, antes, encuquei que devo ver o primeiro de novo - motivo esse que há semanas me faz rondar sua cópia na minha videolocadora habitual. Pego, não pego. Seguro a caixinha, reexamino pela milésima vez o rótulo com a arte fantástica do cartaz original... e reponho-a no lugar, saindo com outro título qualquer dentro da sacolinha.

Tenho essa relação com meus filmes preferidos. Receio da decepção. Afinal, penso que nada - absolutamente nada - me trará o terror inicial de ter visto esse filme pela sua primeira e maravilhosa vez, no cinema (já em reprise, obviamente) por volta dos meus 16 anos. Somente O Iluminado chegou perto. Mas aí minha folha corrida já era motivo suficiente para outras preocupações mais terrenas.

Pois bem. Não precisei gastar meus 3,50 afinal, graças ao seu Sílvio. Revi o dito sexta passada, em TV aberta e dubladão. E gostaria de pedir satisfações pessoais ao fulano que ardilosamente, ao longo de todos esses anos, espalhou as características abaixo num dos meus filmes de terror prediletos. O que antes resumia-se a um único "MANHÊÊÊÊ!!!" esfacelou-se assim:

* Culpa, culpa, culpa. Da mãe ateísta divorciada ao padre quase edipiano (e sua fé recém-perdida) e da resistência emocional reduzida por ela à sua remissão através do sacrifício extremo - o filme talvez seja o maior tratado já feito sobre esse privadíssimo sentimento humano.

* À sua época (1973) alguns signos hoje considerados politicamente incorretos funcionaram que uma beleza: a proximidade entre conceitos de "arte" e "heresia" (sequência da festa) e o embate "ciência x religião", onde uma junta de 88 médicos decide que o exorcismo poderia - como suGestão* psicológica - atingir resultados mais satisfatórios.

* Mais do que o choque causado ao mostrar uma garota de 12 anos ferindo o rosto e a vagina com um crucifixo, é interessante como - indiretamente - o maior tabu quebrado fica por conta do descrédito atribuído aos homens-instituições de maior prestígio daquele tempo: padres e médicos. Tanto um grupo quanto o outro mostram-se igualmente incompetentes em peitar o chifrudo.

* Ainda no "razão x emoção": note que toda vez que a menina Regan é mostrada dentro do hospital, tudo tenta parecer ainda mais assustador que a perspectiva da possessão. Máquinas gigantescas e barulhentas, punções dolorosas, rostos frios e o insuperável ar de "isso não está certo" dos médicos.

Resumidamente, o chover no molhado ficou nisso. Sem esquecer que, claro, o objetivo inicial do post era lhes convocar a assistir outro filme com final igualmente corajoso e insuspeito: Mar Aberto. Mas desse eu falo novamente daqui a vinte anos. E só se passar no SBT.

(* não tem outra coisa melhor que ficar corrigindo os outros não, Lemke dos sete infernos? tá feliz agora, maldito?)

 

 


Faltam apenas para o seu mais espetacular acerto de contas contigo mesmo.
TRALHA ENCOSTADA NO CANTO:
março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 março 2007 


Powered by Blogger  Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Design by the Offman