"We definitely appreciate more positive posts."
(errou. tente aqui, agora)
E, com a grata surpresa de termos que aturar um banner no canto esquerdo de cada perfil do orkut, façamos agora um brinde à recente declaração aberta: blogs de alto tráfego estão sendo pagos por "menções" a produtos.
A coisa funciona assim: você tem um blog limpinho, sem conteúdo pornográfico, ilícito ou anárquico. E com uma audiência boa. Através de ferramentas traqueadoras - como o Technorati, por exemplo - seu blog é descoberto por alguém como o sr. Ted Murphy, criador do MindComet e gênio de marketing em tempo integral.
(O MindComet possui ele mesmo uma subcria também famosa: o Blog in Space - que nada mais é que um outro traqueador disfarçado e que agora tem em seu rol de méritos o meu début na escala "vingança de pipoqueiro": seu link foi retirado do template desse blog.)
Você então, através de e-mail, recebe uma oferta: $5 ou $10 dólares por uma menção positiva sobre um determinado produto. "Easy money", diz o texto. "Go buy a burger or something."
A oferta aumenta conforme o caráter da menção, que pode ser leve, aberta ou escancarada. Com ou sem fotos. Com ou sem links. Com ou sem gifs animados. Com ou sem imagens e sons.
Respire fundo, tape o nariz e leia mais aqui.
E agora, aproveitando o ensejo e homenageando aqueles queridos publicitários que, sem falhar nunca, conseguem arruinar tudo em que pousam suas patas, alguns exemplos de reclames que eu aceitaria de bom gosto receber uns trocados por. Isso, claro, caso eu tivesse um pouco mais do que os meus habituais cinco leitores e meio.
Nike Zombie! O primeiro tênis feito inteiramente com imitação de pele humana. Move-se, retorce-se e pulsa sozinho, pois é um animatronic. Finalmente um tênis que não precisa de você.
T-Shirt Hell, velho frequentador desse blog. Deles nem preciso ganhar coisa alguma, mas ficaria absurdamente feliz com pagamento em espécie.